top of page

Curiosidades sobre Endodontia

  • Foto do escritor: Guilherme Bruno
    Guilherme Bruno
  • 14 de mai. de 2023
  • 4 min de leitura

Atualizado: 21 de mai. de 2023

ENDOCARDITE INFECCIOSA


Endocardite Infecciosa, o que é? Doença caracterizada pela colonização microbiana na superfície endotelial do coração, próteses e válvulas cardíacas implantadas.


⚠ Alguns procedimentos odontológicos podem gerar bacteremia, e bactérias podem se alojar em sítios como válvulas anormais (defeitos congênitos), lesionadas ou artificiais, com isso, estimulam a deposição de fibrina e plaquetas e começam a proliferar rapidamente, podendo levar à morte do paciente.


✅ Para evitar a ocorrência da bacteremia, em alguns casos se torna indicada a prescrição de antibióticos previamente ao procedimento. ⚠ Mas será que o tratamento endodôntico é capaz de liberar bactérias na corrente sanguínea?


❌ Reis etc (2016) realizaram um estudo clínico, com 32 casos de dentes com periodontite apical, 21 pacientes apresentaram alto risco de EI e 11 paciente foram considerados sem risco. Apenas o primeiro grupo recebeu profilaxia antibiótica (2g de amoxicilina 1 horas antes do procedimento). Após os procedimentos endodônticos, exame de sangue foram feitos para determinar a presença de bactérias na corrente sanguínea. Os autores NÃO observaram diferença na incidência de bacteremia em pacientes que receberam ou não antibiótico.


⚠ Os achados sugerem que tratamento endodôntico pode estar associado com baixa bacteremia, e mais estudos são necessários para determinar se a profilaxia antibiótica é realmente necessária nesses casos.


ENDODONTIA HUMANIZADA


Além dos achados clínicos e radiográficos que mostram que seu tratamento endodôntico funcionou, você já parou pra pensar se esse tratamento realmente melhorou a qualidade de vida do seu paciente?🤔


☝Quando realizamos nosso tratamento devemos analisar os resultados também pela perspectiva do paciente. É importante analisar o impacto e a consequência da ausência ou presença de sintomas na qualidade de vida ou na vida diária dos pacientes para sabermos se nosso tratamento realmente ajudou aquele indivíduo.


🤷🏻‍♀Mas o que a ciência nos diz, será que o tratamento endodôntico melhora a qualidade de vida dos pacientes?


✍O estudo de Neelakantan et al. (2019) avaliou, por meio de uma revisão sistemática, a saúde oral relacionada à qualidade de vida do paciente antes e depois do tratamento endodôntico, incluindo o tratamento primário, o retratamento e a cirurgia parendodôntica. Os autores encontraram que o tratamento endodôntico melhorou a qualidade de vida destes pacientes.


📌Este estudo só confirma a importância desta especialidade para nossos pacientes! Faça seus tratamentos de forma humanizada, ética e com protocolos baseados na evidência científica e tenha a certeza de que está corroborando para que seu paciente tenha uma melhor qualidade de vida!


📍Um outro fator importante do tratamento e que é frequentemente negligenciado é a PROSERVAÇÃO, ou seja, os controles após o término do tratamento para termos certeza de que o tratamento funcionou, de que está tudo bem e que realmente esta melhora na qualidade de vida do paciente foi alcançada!


✍Referência: Neelakantan, P., Liu, P., Dummer, P. M. H., & McGrath, C. (2019). Oral health–related quality of life (OHRQoL) before and after endodontic treatment: a systematic review. Clinical Oral Investigations.


USO DO LASER NA ENDODONTIA


O que é laser ?


💡Light Amplification by Simulated Emission of Radiation, traduzindo Amplificação da Luz por Emissão estimulada de Radiação. Nada mais é que a transformação de energia eletromagnética em energia luminosa.


🤓O Laser tem diferentes e específicos comprimentos de onda e dentre os lasers utilizados na Odontologia podemos dividir em lasers de baixa potência e alta potência, funcionando por meio da interação da luz com o tecido alvo. E é da absorção de luz do tecido alvo que vai depender o comprimento de onda que deve ser utilizado em cada tecido.


🧐Os Lasers de Baixa Potência fazem a FOTOBIOMODULAÇÃO: efeitos fotoquímicos, fotofísicos e fotos biológicos nas células e no tecido, não geram calor, levam à analgesia, biomodulação tecidual e modulação inflamatória.


🦷Na Endodontia, a utilização do laser corresponde a uma terapia coadjuvante aos procedimentos do nosso tratamento, aumentando os métodos de desinfecção e corroborando para o sucesso do nosso tratamento.


☝Assim, na Endodontia, os lasers de baixa potência podem ser utilizados como moduladores inflamatórios em casos de pulpotomia, capeamento pulpar, trauma e outros.


☝Além disso, com o laser de Baixa potência podemos realizar a Photodynamic Therapy, aPDT= Terapia Fotodinâmica antimicrobiana. Na PDT utiliza-se um foto sensibilizador dentro do canal radicular, que é ativado pelo laser, levando a formação de oxigênio reativo (oxigênio singleto ou oxigênio Tripleto) levando à lise (ruptura) da parede bacteriana. Portanto, a utilização do laser pode aumentar a chance de sucesso da nossa terapia sendo um método extra de desinfecção do sistema de canais radiculares.


IMPACTO DO TRATAMENTO DE CANAL


👉🏼No estudo de Poornima e colaboradores demonstraram que após o tratamento endodôntico houve uma redução nos níveis de mediadores inflamatórios, como a proteína C-reativa!


📍Mas afinal, o que é proteína C-reativa? É uma proteína produzida pelo fígado e sua presença está relacionada com aumento no risco de doenças cardíacas, como aterosclerose!


Em pacientes saudáveis ela é praticamente inexistente na corrente sanguínea!


➡No estudo, os paciente que apresentavam PERIODONTITE APICAL, tinham elevados níveis da proteína C-reativa, após 6 meses de realizado o tratamento endodôntico (feito em 2 sessões, usou-se pasta de hidróxido de cálcio), o reparo foi avaliado e os níveis de PCR tb!


📍Os resultados demonstraram que o tratamento endodôntico reduzir os níveis de proteína C-reativa, biomarcador inflamatório, em pacientes saudáveis com periodontite apical!



TRATAMENTO DE CANAL EM UMA SESSÃO


Hoje a tecnologia e a habilidade do profissional, tornaram possível a realização do canal em apenas uma sessão em 90% dos casos. Existem equipamentos que agilizam muito o processo, como os localizadores apicais, além de motores odontológicos e limas modernas e de alta qualidade.

O meu compromisso é com o paciente. Se for possível fazer um tratamento efetivo e seguro em um dia, ótimo. Porém, em alguns casos, é imprescindível fazer mais uma sessão, sendo necessário bom senso e conhecimento para definir o diagnóstico e o plano de tratamento ideal.

Mais agilidade, conforto e previsibilidade de sucesso, hoje, a Endodontia em sessão única já é uma realidade!!

 
 
 

Comentários


bottom of page